“Transitar novos territórios para as Artes do Fogo”.
Convocatória de Arte Contemporânea:
Traduzido por Penha Schirmer e Viviane Diehl 05/05/2016
Convocatória de Arte Contemporânea: “Transitar novos territórios para as Artes do Fogo”, está direcionada a artistas, coletivos, grupos de trabalho, teóricos,jackeadores, músicos, técnicos, pesquisadores, e outros que desejam explorar através de suas práticas, horizontes diversos com a participação criativa de uma obra ou processo original.
Esta convocatória enfoca os cruzamentos entre a arte cerâmica, a ciência e a tecnologia por meio de uma socialização desafiadora e propõe um diálogo com estes universos de relações cada vez mais estreitas.
O projeto, como uma prática artística contemporânea, marca um claro objetivo a partir da abordagem colaborativa, que é de apropriação e visibilização dos territórios das propostas apresentadas como obras artísticas em coprodução com a comunidade local e global.
Estes desdobramentos pressupõem incorporar novas propostas, situações experimentais para os cruzamentos, estabelecer correlações na ordem do moderno e do contemporâneo, para promover e constituir discursos que podem repercutir coletivamente nas próximas edições do projeto “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório das Artes do Fogo), com o propósito de continuar enriquecendo as narrativas e os registros dos processos na itinerância desenhada para ano de 2016. Ano este, em que se comemora com eventos, em várias partes do mundo, o aniversário de 30 anos da morte do filósofo e poeta universal Jorge Luis Borges.
Próximos encontros confirmados:
Espaço de Arte Galeria – Estúdio Rosana Bortolin Florianópolis/Brasil, em junho y julhio de 2016.
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/Brasil, em junho de 2016. Programa de Extensão Universitária do CEART/UDESC, “NUPEART Pro…Move”.
Encontros a serem confirmados para o segundo semestre do ano de 2016:
Espaço de Arte Contemporânea do Foro tecnológico da Argentina, Edificio Cassará: Av. de mayo, 1190 – Caba, Buenos Aires/ Argentina.
Arte Contemporânea, em Quito/ Equador.
Galeria de artes da Universidade de Mendoza/Argentina.
Participação evento colateral de na 32ª Bienal de São Paulo/Brasil.
Centro de arte contemporânea, em Bogotá/Colombia.
Esta exposição itinerante funciona como um Laboratório de Produções Artísticas, onde as propostas iniciais são experimentadas e estão em constantes e múltiplas transformações em fluxo, cujo trânsito apresenta desdobramentos para outros modos e proposições.Os encontros que são promovidos em diversas situações (exposição em processo, dispositivos educativos, problematizações, que são gerados pelas produções colaborativas e podem inaugurar formatos de novas proposições) são abertos para a comunidade local e propõem incentivar a participação em diálogo global e simultâneo por meio de redes sociais de comunicação em tempo real (via Skype, Streaming e outros). Os laboratórios têm como finalidade explorar a performance colaborativa como um ato artístico e de implicações sociais dentro de uma tecitura local e global compartilhada. Surgem então, outras variantes do protótipo ou obra originária, variantes discursivas, outros modos de pensar e perceber as produções das artes do fogo. Essa nova perspectiva surge para estimular a criação coparticipativa de equipes multidisciplinares, e em algumas experiências, transita no meio digital ou apropria-se da rede virtual, como outro meio para o desenvolvimento da prática artística em cerâmica.Para participar do projeto itinerante “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório das Artes do Fogo), a obra ou protótipo deve abordar os quatro pontos seguintes:1 – Tema: “labirintos” inspirado na obra universal de Jorge Luis Borges.2 – Material: cerâmica (cerâmica, vidro ou metal) ou a partir de um pensamento cerâmico, (teórico / virtual) ou de uma ação cerâmica (performance, teatro experimental, filmes, videos, experiências digitais em rede, outros).3 – Formato: interativo, ou seja, o visitante como participador (ator/co-autor) na produção da obra em processo.4- Vinculo: a obra/protótipo inicial deve proporcionar cruzamentos com as tecnologias, sejam elas, a multimídia, as artes eletrônicas, a inteligência artificial ou as artes do movimento.As propostas que atendam as características acima serão somadas às vinte e seis obras expostas em 2015 (Casa Museo Borges – Julio e Agosto; La Bolsa de Comercio de Buenos Aires/Argentina – Setembro; Espaço Galeria Duque – Bienal “D” do MERCOSUL, em Porto Alegre/Brasil – outubro) e ao cronograma de itinerância organizado para as próximas exposições de 2016.Não existe um prazo para a apresentação de propostas que serão incorporadas durante a itinerância do projeto.A participação da proposta no projeto itinerante “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório das Artes do Fogo) é gratuito e sem custos nos espaços de exposição.O participante deve encarregar-se do transporte da obra artística para o espaço expositivo determinado pela organização.Para mais informações entre em contato com o seguinte endereço: silviabarriosarte@yahoo.com.ar
Acesse o Projeto Itinerante “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório das Artes do Fogo):https://www.facebook.com/Proyecto-Regional-Laberintos-Borgeanos-Media-Lab-Ceramica-1494881204138219/
Grupo no Facebook “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego: https://www.facebook.com/groups/1632654563651994/
Sobre o projeto:
“Labirintos Borgeanos, cerâmica interativa e multimídia”
É um projeto regional que cresce em rede (expande e redimensiona, como sistemas associativos) permitindo o diálogo e a transmidialidade das artes do fogo, a literatura e as novas mídias. É o indivíduo, como um verdadeiro artesão, que vislumbra e se apropria de outros suportes e meios para vivenciar um processo constante de criação, sua produção experimental pessoal ou coletiva.
A partir destas abordagens artistas e coletivos de artistas são convidados a trabalhar suas propostas com ilimitadas relações entre campos de estudo, vinculando a cerâmica com outras tecnologias.
A exposição é concebida como um laboratório de experiências e diálogos entre propostas e visitantes. A participação e a interação são propósitos do encontro, onde o sensível, (fluxo da percepção – significação – ação) opera como parte do processo, criando possibilidades de abertura no entorno para o crescimento de cada proposta em edições futuras.
Sejam Bem-vindos a participar dessa experiência
Organização, ideia e pesquisa por Silvia Barrios. (CV)
Palestra sobre a apresentação do projeto “Museo Mar” de arte contemporânea, em Mar del Plata, 2015.
Sobre o projeto: https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2015/09/24/ceramica-en-cruce-con-el-arte-tecnologico-y-multimedial-proyecto-expositivo-laberintos-
Catálogo:
https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2015/08/21/casa-museo-borges-presenta-el-proyecto-regional-laberintos-borgeanos-exhibicion-de-ceramica-participativa-interactiva-y-multimedial/


