

A artista plástica capixaba Penha Schirmer fará parte da mostra “Laberintos Borgeanos” Media LabArtes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório sobre as Artes do Fogo) que representará o Brasil na mostra em homenagem à 30º aniversário de morte do filósofo e poeta argentino Jorge Luiz Borges, que tem inicio no dia 03 de junho de 2016 em Florianópolis, Brazil.
A mostra “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório sobre as Artes do Fogo), Cerámica Interactiva & Multimedial Laberintos organizada pela ceramista argentina Silvia Barrios apresentará do dia 03 de junho a 30 de julho de 2016 em Florianópolis o projeto "Labirintos Borgeanos". Neste período serão apresentadas 18 propostas de arte cerâmica interativa e multimídia individuáis e tres participacoes coletivas do Brasil como parte das celebrações comemorativas do 30º aniversário de morte do filósofo e poeta universal Jorge Luis Borges. Considerado um dos maiores autores da América Latina devido a sua expressiva contribuição para a literatura hispano-americana.
Com a intenção de incorporar novas propostas para a plataforma do projeto regional a exposição que reunirá grupos de artistas da Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Uruguai Portugal e Itália terá a participação da artista plástica capixaba Penha Schirmer com uma proposta individual “Labirinto de emoção” e uma proposta coletiva realizada em 2015 com as artistas plásticas Mariana Barroso e Teresa Drago. Todas as obras serão inspiradas no trabalho universal de Jorge Luis Borges, utilizando técnicas variadas e misturas inovadoras de linguagens artísticas voltadas para a tecnologia, ciência e cerâmica contemporânea.
O trabalho das capixabas foi desenvolvido especialmente para a exposição. Já a obra individual “Labirinto de emoção” de Penha Schirmer, contará com a colaboração de Diogo Casteluber Lass, Jared Freedman, , Lucas Coutinho, Sergio Schirmer e se inspira no poema “Al vino” de Jorge Luis Borges para construir o diálogo entre a arte cerâmica – escultura coração -, a tecnologia, o tempo e o labirinto que a vida nos proporciona, e que é sempre recorrente nos poemas do poeta homenageado no projeto regional de 2016, “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório sobre as Artes do Fogo).
A proposta consiste em unir os sentidos ao se apropriar da tecnologia incorporada a uma escultura de coração através de uma placa arduino e um sensor de aproximação.
“Nesse trabalho uma parte do poema “Al vino” desenhada na escultura de coração sugere artérias que atrae o observador, e ao se aproximar ele aciona um sensor que irá emitir o som de batimentos cardíacos, uma metáfora para a longevidade do sensível e seus labirintos.”, explica Penha Schirmer.
Silvia Barrios destaca que o projeto regional de 2016, “Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório sobre as Artes do Fogo). é a continuacao de uma longa jornada, iniciando no Espaço de Arte Galeria - Estúdio Rosana Bortolin e Universidade Nacional de Florianópolis, Brasil junho 2016, Espacio de Arte Contemporáneo del Foro tecnológico de Argentina, Galería de artes de la Universidad de Mendoza, Argentina, Participação na 32ª Bienal de São Paulo de 2016, Centro de arte contemporáneo en Bogotá, Colombia.
Esta exposição itinerante funciona como um Laboratório de Produções Artísticas, ao receber transformações enriquecedoras e constantes ao longo de sua trajetória em suas propostas iniciais.
Serviço:
“Laberintos Borgeanos” Media Lab Artes del Fuego ( “Labirintos Borgeanos” Mídia e Laboratório sobre as Artes do Fogo)
Curadoria: Silvia Barrios
Período: 03 de junho a 30 de julho de 2016
Local: Espaco Oficina/ Galeria Estúdio
Rua: Sao Brás, 42 – Saco Grande / Cacupé – Florianópolis – Santa Catarina - Brasil
Mais informações:
Penha Schirmer
(27) 99982-9501
penhaschirmer@gmail.com